Brinde ao fígado, com moderação

Brinde ao fígado, com moderação

Olá! Espero que esteja tudo bem com você e com o seu fígado. Principalmente se você bebe regularmente, gosta da atual moda de beber já com a intenção de ficar bêbado ou é mulher. Isso não tem nada a ver com machismo, por favor. É um alerta, já que, por diferenças na composição biológica, o fígado feminino demora mais para metabolizar o álcool do que o masculino. O que explica porque a mulher é mais rápida do que o homem para ficar bêbada e até para desenvolver cirrose hepática.

Essa doença provoca uma inflamação crônica no fígado, mata
suas células saudáveis e faz com que no lugar delas o órgão produza tecidos de
cicatrização, que são duros, com nódulos que bloqueiam a circulação de sangue
em seu interior. Daí, é questão de tempo para o fígado deixar de desempenhar
suas funções naturais e essenciais, como manter os níveis saudáveis de açúcar
no sangue, metabolizar a gordura, os medicamentos e até mesmo o álcool.

E não adianta dar a desculpa de que você só toma bebida de qualidade, porque o fígado não reconhece se um uísque vem da Escócia ou do Paraguai. Ele entende o álcool como etanol absoluto! Diante disso, é bem provável que você pense: mas, e as inúmeras pesquisas comprovando que o vinho faz bem para a saúde? Elas são reais, tanto que eu tomo uma taça todos os dias, no jantar, junto com a minha esposa. E combinamos de nunca extrapolar o consumo de uma garrafa por semana, já que o problema está no excesso.

Prova disso é que, segundo a Organização Mundial de Saúde, uma pessoa morre a cada 10 segundos por uma das 200 causas relacionadas ao consumo exagerado de álcool, sendo que a cirrose é uma dessas causas; e no ano passado o Google registrou maior volume de buscas pelo termo “ressaca” do que por “insônia” ou “resfriado”. É bom refletir sobre isso; e, na dúvida, consulte um gastroenterologista com título de especialista em hepatologia pela Sociedade Brasileira de Hepatologia. Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Precisa de ajuda? Whatsapp