Café pode prevenir câncer de fígado

Café pode prevenir câncer de fígado

Olá! Espero que você e seu fígado estejam bem. E que continuem ótimos com a boa notícia que eu tenho para dar.

A de que ingerir mais de quatro xícaras de café por dia pode ajudar a prevenir o risco de câncer de fígado em pacientes com doenças crônicas do fígado de várias etiologias.

Algo relativamente fácil de fazer, principalmente quando a gente lembra que o café é a segunda bebida mais consumida no mundo, só perde para a água.

Pesquisas têm relacionado o efeito de substâncias presentes no café, aí incluída a famosa cafeína, na diminuição da fibrose hepática e também do desenvolvimento de lesões hepáticas pré-cancerígenas e cancerígenas.

Só peço que antes de tomar essa medida protetiva, você converse antes com o seu médico. Afinal, os estudos ainda são iniciais, apesar de estudos japoneses e italianos com resultados promissores. E ainda há quem não tolere bem o excesso de cafeína, tenha o sono prejudicado. Sem contar que o exagero também aumenta o risco de interrupção da gravidez e pode levar ao nascimento prematuro e abaixo do peso do feto.

Na dúvida, consulte um gastroenterologista com título de especialista em hepatologia pela Sociedade Brasileira de Hepatologia. Eu fico por aqui. Um abraço, e até o próximo AI, MEU FÍGADO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Precisa de ajuda? Whatsapp