Fígado sofre calado, mas manda recado

Fígado sofre calado, mas manda recado

Olá! Espero que você e seu fígado estejam bem. E não se deixe enganar porque o órgão não dá sinais de que algo vai mal.

Até porque quando isso acontece a situação já pode estar grave.

Nesse ponto, ele manda recados pela pele e pelo corpo todo.

Apesar da mais conhecida ser a icterícia, que é o amarelamento da pele e dos olhos, ela não é a única.

Outras bastantes comuns são a vermelhidão na palma das mãos, na planta dos pés e na polpa dos dedos; e o aparecimento de aranhas vasculares, que são vasinhos que se ramificam como teia de aranha nas mãos, no rosto, no pescoço, nos ombros e nos antebraços.

Comichão e coceira também são frequentes em quem tem dificuldade de excretar para o intestino a bile com seus componentes produzida no fígado. E há ainda quem desenvolva pequenos depósitos de matéria gordurosa, como placas, com cor pálida ou amarelada, em pálpebras, canto interno dos olhos, pescoço, tronco, cotovelos, punhos, joelhos e até no tendão de Aquiles, os chamados xantomas ou xantelasmas.

Problemas hepáticos também podem produzir alterações com repercussões nas unhas e na ponta dos dedos. As unhas ficam esbranquiçadas, opacas, com estrias longitudinais e abauladas em forma de vidro de relógio. Já os dedos ganham um formato que lembra uma baqueta de tambor, porque há o alargamento das pontas e a alteração na área em que a unha nasce.

Especificamente nos homens, nos casos de cirrose, há um aumento das mamas. A ginecomastia. E, por vezes, a atrofia dos testículos, a redução da libido e até dos pelos das axilas e do púbis.

São muitos os sinais de alerta que o fígado dá. Mas é importante não esperar que eles surjam para buscar ajuda. Inclua os exames hepáticos no seu check-up anual e consulte um gastroenterologista com título de especialista em hepatologia pela Sociedade Brasileira de Hepatologia. Se cuide. Eu fico por aqui. Até o próximo AI, MEU FÍGADO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Precisa de ajuda? Whatsapp