Muita coceira, pouca energia? Pode ser o fígado

Muita coceira, pouca energia? Pode ser o fígado

Olá! Espero que você e seu fígado estejam bem. Hoje vou falar de uma doença pouco conhecida, mas que muita gente tem e nem sabe. É a colangite biliar primária.

Uma doença do fígado que tem entre os principais sintomas o cansaço crônico e uma irritante e frequente coceira pelo corpo, principalmente na palma das mãos e na sola dos pés.

Por se tratar de uma doença autoimune, por algum motivo as células do sistema imunológico atacam os ductos do fígado por onde passa a bile, aquele líquido necessário para a digestão. O ataque provoca um processo inflamatório nesses canais e a bile deixa de escoar como deveria, o que prejudica a digestão e o funcionamento do fígado. Como consequência, substâncias tóxicas começam a se acumular e favorecem a fibrose no fígado.

Mas, olha só a pegadinha da colangite biliar primária: muitas vezes, os sintomas de coceira e fadiga simplesmente desaparecem.

Porém, como a doença persiste e progride, o fígado continua sendo degradado e tendo suas funções cada vez mais prejudicadas. Daí, surgem manifestações mais claras de problemas hepáticos, como a icterícia, que é o amarelamento da pele e dos olhos, o inchaço da barriga e a dor abdominal.

Por isso é que antes que essa segunda leva de sinais apareça, o ideal é consultar um hepatologista com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Hepatologia, principalmente se você tem prurido ou coceira cronicamente.

Outra dica importante é que geralmente a colangite biliar primária é associada a outras doenças autoimunes. Por isso se você tem artrite reumatoide, diminuição na produção de saliva e lágrimas, ou alterações na tireoide, por exemplo, redobre a atenção e verifique com o seu médico a necessidade de investigar a presença de colangite biliar primária.

Isso é feito com exames comuns de fígado que podem ser incluídos no check-up anual. Não deixe de se cuidar. Um abraço, e até o próximo AI, MEU FÍGADO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Precisa de ajuda? Whatsapp