Nem sempre a culpa é do fígado

Nem sempre a culpa é do fígado

Olá! Espero que você e seu fígado estejam bem. Como sou fã assumido e estudioso desse órgão há mais de 45 anos, e nesse tempo todo ouvi muitas fake news sobre ele, decidi fazer um vídeo sobre as maiores mentiras que contam sobre o fígado. O que não é justo. Por outro lado, entendo o motivo dele levar tanta culpa no cartório. Afinal, o fígado exerce mais de 200 funções no organismo; e, quando ele é prejudicado, várias dessas funções saem dos conformes e a bagunça no bem-estar e na saúde é total, geral e irrestrita.
Mas nem por isso vamos deixar as injustiças correrem soltas. Uma das maiores está em dizer que o fígado é o culpado por trás da boca amarga. Te adianto que isso pode ser um sinal de que a vesícula não esteja funcionando bem. Outro erro comum é de quem tem enxaqueca afirmar que a dor de cabeça vem do fígado. Acredite, é muito provável que o sofrimento seja causado pelo consumo excessivo de alimentos gordurosos. Mais uma culpa que o fígado leva injustamente é de provocar azia. Impossível, já que ele não secreta ácidos.
Para tirar a prova de que o fígado tem ou não culpa no cartório, recomendo incluir os exames do órgão no seu check-up anual. E, diante de qualquer alteração, consultar um gastroenterologista com título de especialista em hepatologia pela Sociedade Brasileira de Hepatologia. Um abraço, e até o próximo HepatoNews.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Precisa de ajuda? Whatsapp