Série Álcool e Fígado: A família no tratamento do alcoolista cirrótico

Série Álcool e Fígado: A família no tratamento do alcoolista cirrótico

A família é peça-chave. Tanto na prevenção quanto no combate ao alcoolismo, ao auxiliar o alcoolista na adesão e permanência no tratamento. E também na superação das dificuldades de adotar um novo estilo de vida sem o uso de álcool. Por isso é que não são poucas as vezes em que o tratamento começa na família. Para que eles compreendam melhor a doença e se sensibilizem com os desdobramentos dela. Uma tarefa árdua, que implica conviver com recaídas, mudanças comportamentais abruptas. Até mesmo violentas. O que explica porque, em muitos casos, é a própria família que financia o vício do alcoolista, como forma de ter uma vida menos tumultuada.Não cabe a mim, nem a ninguém fazer juízo de valores.
Por outro lado, é fundamental esclarecer que entender a dinâmica do vício e as dificuldades para vencê-lo muda a relação da família com o bebedor. E joga luz sobre o fato de que força de vontade é apenas uma parte de um conjunto de circunstâncias capazes de romper com o vício.
Na dúvida, consulte um gastroenterologista especialista em hepatologia que trabalha em equipe multidisciplinar na abordagem do alcoolismo, e continue ligado aqui, no AI, MEU FÍGADO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Precisa de ajuda? Whatsapp