Ascite, a popular barriga d’água

Ascite, a popular barriga d’água

Ascite é o acúmulo de líquido no abdômen. Popularmente conhecida como barriga d’água, ela não é uma doença por si só. Mas, um distúrbio provocado por complicações de outras doenças. No caso do fígado, e mais especificamente da cirrose alcoólica, a ascite pode surgir devido ao aumento da pressão nas veias que levam o sangue para o fígado. Uma condição que favorece a hemorragia gastrointestinal.

Resolver a ascite é urgente, já que ela pode causar inchaço dos membros inferiores e da bolsa escrotal, falta de ar e infecção do líquido acumulado no abdômen.

O tratamento pode ser feito com diuréticos e dieta controlada em sódio. Mas, é preciso avaliar os rins, já que eles podem ser prejudicados pela medicação ou mesmo pela alteração na circulação sanguínea causada pela cirrose. Diante disso, outra opção seria drenar o líquido através de punção, com agulha. Um método simples e praticamente sem riscos, desde que, claro, seja feito por um especialista habilitado, como é o caso do gastroenterologista especializado em hepatologia.

Fique atento. E até o próximo AI, MEU FÍGADO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Precisa de ajuda? Whatsapp